segunda-feira, 17 de novembro de 2014

AS MULHERES E AS ELEIÇÕES DE 2014

Há algum tempo queria comentar algo sobre esse assunto. Especialmente porque nessas eleições de 2014 eu apoiei, no que me era possível, candidatas mulheres para cargos eletivos: deputada estadual, federal e presidenta.

No dia seguinte ao primeiro turno não faltaram análises sobre o "Congresso mais conservador desde 1964" e os desafios que iria proporcionar. Vários recortes form feitos, mas pouco se falou das mulheres e de sua queda na representação parlamentar.

Segundo dados do TSE, a participação feminina aumentou - mais mulheres concorreram. Contudo, menos mulheres se elegeram - cinco estados brasileiros não elegeram sequer uma deputada federal; apenas uma governadora foi eleita em todo o pleito.

Após um amplo movimento de questionamento à baixa representação feminina, com direito à campanha específica do próprio TSE, parece não ter surtido efeito eleitoral. As mulheres, que já são pouquíssimo representadas, encontrarão muito mais dificuldade para discutir suas pautas no próximo período.

Por isso defendo uma Reforma Política que não apenas acabe com o fim do financiamento de empresas, mas garanta mais espaço para as mulheres no Congresso e na vida política nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário